Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Trecho de 1,7 km está entre Cruz Alta e Sorocaba

Comitiva Paulista refaz Rota Tropeira

comitiva

Com uma paixão em comum pela tradição tropeira e pelos muares, a Comitiva Paulista, formada por cinco amigos de diferentes cidades paulistas, está refazendo o caminho tradicional das tropas, de Cruz Alta (RS) a Sorocaba, um trecho de 1.700 km. O grupo deu início à aventura no dia 1º de setembro deste ano e chegará ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta, em Sorocaba, no sábado (19).

O intuito da ação, organizada pela Associação dos Tropeiros de Assis, com apoio da Secretaria de Cultura, da Câmara Municipal, por meio do vereador Luís Santos, e do CTG, é homenagear os tropeiros, construindo memórias, fazendo história e relembrando tradições.

A Comitiva Paulista é formada pelo seleiro e pecuarista Délcio Teodoro da Silva, pelo comerciante Givanildo de Araújo, pelo médico veterinário Gustavo Paloni, pelo comerciante, pecuarista e um dos fundadores da Associação dos Tropeiros de Assis, José Roberto Longhini, e pelo comerciante e pecuarista Luís Antônio Longhini.

O grupo saiu de Cruz Alta (RS), considerado o berço dos Tropeiros, passando por Pinheira Marcado, Carazinho, Sarandi, Buritermo, Campo do Meio, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Ibiraiaras, Gentil, Vacaria e Bom Jesus.

Em Santa Catarina, eles passaram por Lajes, Curitibanos, Santa Cecília, Monte Castelo, Mafra e Rio Negro. O trajeto pelo Paraná percorreu os seguintes municípios: Lapa, Palmeiras, Ponta Grossa, Castro e Sengés. Por fim, em São Paulo, a Comitiva Paulista passa por Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Capão Bonito, Itapetininga, Sarapuí, Capela do Alto, Iperó e, finalmente, Sorocaba, cidade destino dos tropeiros, onde eram feitas as feiras de comercialização desses animais, conhecidas como Feiras de Muares.

O grupo conta com uma estrutura completa com caminhão motorhome, com capacidade para seis animais, um caminhão boiadeiro, com capacidade para 10 animais, uma caminhonete e uma moto de apoio durante todo o trajeto. A equipe é composta, também, por médico veterinário, ferrador, cozinheiro e motoristas. No total, são 14 animais, ou seja, uma égua madrinha e 13 muares (burros e mulas).

No dia 19 de novembro, a Comitiva Paulista sairá da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, passará pela Capela do Divino, na Avenida Luiz Mendes de Almeida, no Jardim São Paulo e, então, seguirá ao CTG, onde haverá o pouso.

Já no dia 20, com o acompanhamento da Cavalaria da Polícia Militar (PM), o grupo sairá do CTG e seguirá à Praça dos Tropeiros, na Avenida São Paulo, onde, às 10h30, será feita a entrega de títulos aos primeiros tropeiros que refizeram essa rota em 2006. A população está convidada a participar deste momento especial. Em seguida, eles retornarão ao Centro de Tradições Gaúcha, onde será servido um almoço para familiares, autoridades e convidados.

Foto: Divulgação

Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba é neste fim de semana

Evento ocorre das 12 às 20h50 e promete ser um marco na celebração da cultura oriental

Livro sobre cotidiano no Seminário é lançado em noite de autógrafos

Intervenção destaca importância das ferrovias

Evento recupera memória sobre as ferrovias de São Paulo

Operação em prisões tira 4,7 mil celulares do crime organizado

Desemprego cai para 6,9%, aponta IBGE

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (31)

Paris marca início e fim de trajetórias olímpicas

Aos 38 anos, Rainha Marta disputa na França sua última Olimpíada


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!