Sorocaba ocupa o primeiro lugar no Índice de Concorrência de Municípios (ICM), na Região Sudeste, em um levantamento feito pelo Ministério da Economia, do Governo Federal. A pesquisa foi aplicada em 119 municípios brasileiros, totalizando 43% da população brasileira.
Em um amplo estudo, os dados para envio ao Governo Federal foram levantados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura, com a colaboração dos setores técnicos de outras pastas e enviados à União, por meio de formulário próprio.
Com a pontuação de 571,43, Sorocaba supera até mesmo a pontuação média nacional (473,9), capitais e cidades maiores, como São Paulo (532,58), Campinas (461,62), Guarulhos (495,54) e Vitória (510,77). O ICM tem o objetivo de fazer uma avaliação, ampla e objetiva, do ambiente de negócios dos municípios brasileiros.
A cidade destaca-se nos seguintes temas: Empreendendo no Município; Infraestrutura do Município; Construindo no Município – Qualidade da Regulação Urbanística; Liberdade Econômica; Concorrência em Serviços Públicos; Segurança Jurídica; e Contratando com o Poder Público.
“Esse relatório é uma importante ferramenta de Gestão da pasta de Desenvolvimento Econômico, no direcionamento para o crescimento do município e demonstra que o ambiente empreendedor de Sorocaba permanece no caminho correto”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Paulo Henrique Marcelo.