Aduelas de concreto foram instaladas na construção de nova travessia, localizada na Rua José Parra Sanches, sobre um afluente do córrego Itanguá, no Jardim Marli, na zona norte. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a obra ocorre em substituição à antiga, danificada durante as chuvas de dezembro de 2022.
O serviço é complementar às intervenções emergenciais já executadas pela autarquia nessa região, com o intuito de contribuir na melhoria da rede de drenagem e no combate a alagamentos. “A substituição da tubulação, por aduelas de concreto armado e de maior porte, permitirá maior vazão do córrego”, explica o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.
Na semana passada, houve remoção da tubulação da antiga da travessia. Nos dias seguintes, foi feito o preparo da base para receber as aduelas. Duas linhas paralelas de nove aduelas de concreto, totalizando 18 peças, cada uma com 2,5 metros de largura por dois metros de altura e um metro de comprimento, foram montadas para a construção da nova travessia.
Nos próximos dias, será concluída a construção dos quatro muros de ala, dois em cada lado do sistema, além do aterro. A travessia, que antigamente era de terra, será toda asfaltada pela Prefeitura de Sorocaba, em complemento às obras de pavimentação das ruas do bairro, perpendiculares à Rua Eugênia de Oliveira Cirne, que também estão em andamento.
Foto: Divulgação