O Parque Tecnológico de Sorocaba tem sido palco do lançamento de foguetes experimentais, de garrafa PET, durante este mês. A iniciativa faz parte da competição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Ao todo, sete instituições de ensino de Sorocaba participam da atividade nacional, diretamente das instalações do PTS.
Na segunda-feira (15), foi a vez de um grupo de 13 alunos, do 6º ao 9º ano da EE “Professor Roque Conceição Martins”, localizada no Jardim Guadalupe, participar do campeonato. A coordenadora pedagógica da escola, Vanessa Verônica Vaz, que acompanhou as crianças, explica que essa é uma atividade muito presente na rotina da unidade. Segundo conta, este é o terceiro ano que a escola participa da competição.
“Eles aprendem muito, porque são vários os conhecimentos envolvidos, como nas áreas de Ciências, Física e Matemática, mas também de habilidades socioemocionais. Então, eles aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem empatia e a capacidade de superação. A ação é muito importante, porque traz o aluno para desenvolver tarefas e se apropriar dessa cultura maker”, explica.
Na terça-feira (16), participaram os alunos do Colégio Objetivo, enquanto, no último sábado (13), foi a vez dos estudantes do Colégio Uirapuru. “Para nós, do Parque Tecnológico, é um orgulho muito grande poder fazer parte dessa competição, abrindo as portas para que alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio venham realizar o lançamento de seus foguetes”, afirma o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara.
Esta sexta-feira (19) é a data limite para o lançamento dos foguetes na competição, nesta que é a 17ª edição da mostra. Os vencedores serão conhecidos no dia 30 de junho, sendo que a entrega dos certificados e eventuais medalhas conquistados pelos alunos será feita nas escolas participantes, no período de outubro a dezembro.
A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e abrange a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o território nacional.
A Mobfog tem o objetivo de fomentar o interesse de crianças e jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos dessas áreas, de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, responsáveis e escolas, aliados a importantes instituições voltadas às atividades aeroespaciais.