A exposição “Nhô João de Camargo, o Santo da Água Vermelha”, do artista sorocabano Santiago Ribeiro, chega ao Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita traz cinco maquetes e 30 colagens que retratam a vida de João de Camargo, que fundou a Capela do Senhor Jesus do Bonfim, no Jardim Paulistano, as quais poderão ser vistas até o dia 3 de setembro.
A preservação da história de Sorocaba foi a maior preocupação do artista durante o processo de criação, utilizando diversos materiais, como madeira, papelão, papel Paraná, argamassa, terra, areia e papel ondulado, totalizando sete meses de trabalho até a conclusão de todas as obras. “Os detalhes foram o maior desafio e também as maiores descobertas para mim”, disse.
As maquetes têm os seguintes nomes: “A Capela do Senhor Jesus do Bonfim”, “A Ermida da Água Vermelha”, “A Vila do Papa Negro de Sorocaba”, “Resistência Preta” e “Uma Vela para o Alfredinho”. Após o término da mostra, o intuito do artista é doar os trabalhos para a própria igreja de João de Camargo ou, ainda, para as comunidades negras que cuidam do local.