Em primeira discussão, foi aprovado nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal, o projeto de lei, do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que declara de utilidade pública o Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas.
O local tem o objetivo de preservar e divulgar a tradição tropeira em Sorocaba, bem como o seu potencial de contribuição para a valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade. Na justificativa, o vereador observa que o Cehicat desenvolve estudos aprofundados sobre o tema.
Além disso, com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural de Sorocaba, está construindo um acervo com fotografias, filmes e equipamentos usados pelos tropeiros, proporcionando um importante registro histórico e cultural.
Representando a Cehicat, o jornalista e historiador Sergio Coelho acompanhou a votação. A Comissão de Cultura e Esportes visitou a entidade e constatou seu funcionamento. Como membro da comissão, o vereador Fausto Peres (Podemos) falou sobre a importância do tropeirismo.
“Sorocaba só é uma cidade pujante, porque teve esses pioneiros lá atrás, e a gente não pode perder as nossas raízes”, disse. A vereadora Iara Bernardi (PT) também reforçou a importância da preservação da memória e da tradição tropeira na cidade.