Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Trabalhadores repudiam projeto de lei da Presidência da República que propõe a regulamentação da categoria

Motoristas de aplicativos protestam na Câmara

motoristas

O projeto de lei que prevê a regulamentação do serviço prestado pelos motoristas de aplicativos, enviado pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados, está motivando protestos da categoria. Nesta terça-feira (26), trabalhadores estiveram na Câmara Municipal, durante a sessão, manifestando repúdio à proposta. O presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), liberou a tribuna para a manifestação.

A proposta, da Presidência da República, dispõe sobre a relação de trabalho intermediado por empresas operadoras de aplicativos de transporte remunerado privado individual de passageiros em veículos automotores de quatro rodas e estabelece mecanismos de inclusão previdenciária e outros direitos para melhoria das condições de trabalho. O projeto de lei deverá ser objeto de audiências públicas na Câmara Federal.

Na tribuna

O motorista de aplicativo Samuel, na tribuna, que falou em nome da categoria, disse que é preciso passar um trator por cima do projeto de lei que tramita no Congresso. “Não adianta fazer emendas a ele. O que a gente sugere é que seja feito outro projeto”, disse, acrescentando que a referida proposta está sendo norteada pelos interesses das empresas e não dos trabalhadores. “Queremos um valor justo”, afirmou.

Também representando os motoristas de aplicativos, Ingrid criticou o projeto de lei. “Dentro dessa proposta não tem, em nenhum parágrafo, o respeito que nós precisamos, nada que dê garantia ao motorista de verdade. A CLT, no momento, não é nossa garantia; nossa garantia são os ganhos reais, é o respeito, é a segurança, que nós não temos”, afirmou, acrescentando que os motoristas de aplicativo precisam ser pagos de forma justa.

Apoio dos vereadores

O vereador Ítalo Moreira (União Brasil) parabenizou os motoristas de aplicativos pela luta e lembrou que, desde 2017, acompanha essa luta da categoria. “Precisamos derrubar esse projeto que tira a liberdade dos motoristas de aplicativos. Se esse projeto passar, os motoristas terão de pagar ao sindicato, serão pagos por hora e terão de pagar mais de 27% de imposto para o governo”, afirmou o vereador, defendendo a rejeição do projeto enviado pelo governo.

O vereador Fausto Peres (Podemos) também usou a tribuna em defesa da luta dos motoristas de aplicativos. “Conhecemos a luta de vocês, conhecemos tudo o que vocês fazem para defender o pão de cada dia”, frisou. No final das manifestações, o vereador Cláudio Sorocaba (PL), presidente da Casa, propôs a aprovação de uma moção do Legislativo sorocabano contra a aprovação do referido projeto de lei.

Foto: Divulgação

Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba é neste fim de semana

Evento ocorre das 12 às 20h50 e promete ser um marco na celebração da cultura oriental

Livro sobre cotidiano no Seminário é lançado em noite de autógrafos

Intervenção destaca importância das ferrovias

Evento recupera memória sobre as ferrovias de São Paulo

Operação em prisões tira 4,7 mil celulares do crime organizado

Desemprego cai para 6,9%, aponta IBGE

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (31)

Paris marca início e fim de trajetórias olímpicas

Aos 38 anos, Rainha Marta disputa na França sua última Olimpíada


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!