Estado de São Paulo registrou 305 das 430 mortes no país em 2025
Dos 850 mil casos prováveis de dengue notificados no Brasil nos três primeiros meses de 2025, 73% estão em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Os dados, divulgados nesta terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde, também apontam que esses estados concentram 86% das mortes, sendo 305 dos 430 óbitos registrados em São Paulo.
“O que tem nos preocupado? Os óbitos”, afirmou Mariângela Simão, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente. Segundo ela, a letalidade da doença no estado paulista está acima da média nacional. “Todo óbito por dengue, em princípio, é uma morte evitável”, completou.
O ministério alertou para a circulação do sorotipo 3 da dengue, que não era detectado no país há mais de 15 anos e representa 22% dos casos no Brasil. Em São Paulo, esse índice sobe para 72%. Além disso, o estado confirmou três casos do sorotipo 4, embora o tipo 2 ainda seja predominante no país, com 72% dos registros.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que abril e maio costumam ser os meses com maior incidência da doença. Ele ressaltou que o país registrou 2,3 milhões de casos a menos do que no mesmo período de 2024, uma redução de 75%. “Queremos e vamos reforçar ações para apoiar os estados mais afetados”, afirmou.
CRÉDITO….Paulo Pinto/Agência Brasil