Com o intuito de proteger os recursos hídricos e a biodiversidade entre as Unidades de Conservação da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga e a Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, cidades da Região Metropolitana criaram o Programa Conexão Água.
Além da Prefeitura de Votorantim, o programa envolve os esforços das prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó e Salto de Pirapora. Os principais objetivos são a conservação e a recuperação ambiental, proporcionando a recarga de água nos mananciais e a formação de corredores ecológicos na região, ao aproximar e conectar os remanescentes florestais.
Um dos principais intuitos da criação do programa é justamente preservar a biodiversidade e o entorno do reservatório de Itupararanga, que recebe grande pressão da crescente população e do crescimento socioeconômico, assim como intensas estações de estiagem. A represa é responsável pelo abastecimento de água de uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.
O projeto conta, ainda, com apoio da Fundação Florestal Estadual e do Programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo, do Comitê e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê, da Floresta Nacional de Ipanema, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), por meio da Rede de Educação Ambiental (Reauso) e Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (Gaia).
As ações de recuperação abrangem tanto área urbana, quanto rural, por meio do plantio de árvores nativas. As ações de conservação ambiental são feitas por meio da criação de Unidades de Conservação, parques e praças municipais.