O novo modelo do sistema Integrabike começou a operar na cidade, no domingo (3). O lançamento deu-se no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Trata-se de um serviço de bicicletas públicas compartilhadas, gratuito para a população e integrado com a rede de transporte coletivo.
Ao todo, serão 15 estações, todas com câmeras de videomonitoramento, 315 vagas de parada e um total de 210 bicicletas para empréstimo, 45 delas com tamanho reduzido para uso infantil. Em um primeiro momento, foram liberadas para uso estas quatro estações: Parque das Águas, Paço Municipal, Parque dos Espanhóis e Parque do Campolim.
As outras 11 estações (Praça Los Angeles, Escultura Bicicleta, Terminal Santo Antônio, Bombeiros, UPH Zona Norte, Maria Antônia Prado, Shopping Cidade, Casa do Cidadão Ipanema, Terminal São Bento, Trujillo e Wanel Ville) estão previstas para agosto. Todas as estações estarão equipadas com câmeras de videomonitoramento e os serviços disponíveis serão oferecidos em português e inglês. As bicicletas contam com design ergonômico e durável, câmbio manual, tecnologia de empréstimo e devolução, sistema antifurto, além de defletores de sinalização noturna e iluminação com LED.
Elas podem ser emprestadas aos usuários no espaço das 5 às 22h59; para devolução, a operacionalização é ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. O tempo de utilização é de até uma hora.
Gerenciado pela Urbes, o Integrabike é hoje operado pela Mobhis Automação Urbana Ltda., empresa especializada nesse serviço, que já atua nas cidades de Cascavel e Toledo, ambas no Paraná, e em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e, também, em condomínios e empresas. Ela venceu a licitação realizada e assumiu o serviço em Sorocaba durante 30 meses, com um investimento de R$ 3,4 milhões.
Para ter acesso, os interessados devem possuir cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, em horário comercial, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5 à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus, ou seja, R$ 8,80.