Estado de SP decreta emergência para dengue

por metropolitano
0 Comentários

O Governo de São Paulo decretou situação de emergência em saúde pública nesta quarta-feira (19) devido à epidemia de dengue. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses. “Mais uma vez o Estado se antecipa no enfrentamento da doença”, afirmou Paiva. A medida facilita o acesso dos municípios a recursos federais e estaduais para reforçar o combate à doença.

Além do decreto, o governo anunciou um aumento de 20% no teto de financiamento para internações pelo SUS. “O objetivo é garantir que cada município tenha infraestrutura necessária para adotar as medidas certas no momento certo”, disse o secretário. A Secretaria de Saúde também investiu R$ 3 milhões na aquisição de 100 equipamentos de nebulização portátil e 10 de nebulização ambiental, fortalecendo o combate ao mosquito Aedes aegypti.

O Instituto Butantan destacou os avanços no desenvolvimento da vacina de dose única contra a dengue, que apresentou eficácia de 79,6% na prevenção da doença. “O Butantan trabalha há décadas no desenvolvimento desta vacina e está finalizando as etapas para nova submissão à Anvisa”, explicou o diretor do instituto, Ésper Kallás. A vacina é tetravalente e protege contra os quatro sorotipos da dengue, incluindo o DENV-3, que voltou a circular no estado.

O governo também reforçou a mobilização social com a campanha “São Paulo: somos todos contra o mosquito da dengue”, divulgada em diversas plataformas. Além disso, painéis digitais foram criados para monitorar em tempo real a evolução dos casos, permitindo ações mais ágeis e transparentes. “A conscientização é a medida mais eficaz para combater a doença”, destacou Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES. (Saiba mais sobre a doença na página 4 – Saúde)

Postagens relacionadas