Devotos e romeiros participam neste domingo (9) da tradicional Romaria de Aparecidinha, que neste ano está na 124ª edição. A devoção histórica inicia-se às 5 horas, com Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, SAC, nas escadarias da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte.
Em seguida, a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida segue ao histórico bairro de Aparecidinha. Às 11 horas, horário previsto para a chegada da romaria, será celebrada uma Missa em frente ao Novo Santuário. As outras celebrações serão às 12 horas, em frente ao Antigo Santuário, e às 15 e 17 horas, na igreja nova.
A Secretaria de Mobilidade de Sorocaba e a Urbes programam uma operação especial de trânsito e transporte público para atender aos romeiros. A partir das 6 horas, os fiéis seguirão pelas Ruas São Bento, XV de Novembro, Ponte Francisco Dell’osso, Avenida São Paulo, Rua Padre Madureira, Avenida Carlos Reinaldo Mendes e Avenida Três de Março.
A romaria, em todo o seu trajeto, contará com o acompanhamento de agentes de trânsito. A Semob dará todo apoio à procissão, efetuando as interdições momentâneas programadas no tráfego, ao longo do trajeto dos romeiros pelas avenidas e ruas da cidade, liberando as vias aos veículos, logo após a passagem da romaria. Todos os pontos estarão devidamente sinalizados.
Antes, porém, a partir das 22 horas de sábado (8), o trânsito será temporariamente interditado, preventivamente, nas ruas Joaquim Machado e Otaviano Felix Pereira, assim como no Largo Antônio José da Silva, para a montagem das barracas que atenderão ao evento. Essas vias, nas proximidades do Santuário de Aparecidinha, permanecerão fechadas até o fim da tarde.
Ônibus extras
O transporte coletivo também terá sistema de funcionamento diferenciado. Ônibus extras estarão disponíveis, a partir das 4 horas, de modo a auxiliar nas viagens dos fiéis até Aparecidinha. Os ônibus partirão da Plataforma 5 – Ponto “Q” do Terminal Santo Antônio.
Em razão das vias de acesso ao bairro de Aparecidinha estarem momentaneamente interditadas, excepcionalmente no período da romaria, as linhas A48/1 – Nikkey/Presídio, A48/2 – Amato/Monteiro e A48/3 Éden/Aparecidinha deverão cumprir programação especial.
Para o retorno dos fiéis, serão colocados mais de 40 ônibus extras, sendo que fiscais da Urbes e das empresas operadoras vão acompanhar o evento e mensurar o fluxo. Caso sejam necessárias, mais intervenções serão feitas no itinerário dos ônibus e nos horários, para que a demanda seja plenamente atendida, com toda tranquilidade.