O Vale do Ribeira é um refúgio encantador do Estado de São Paulo, em especial para os seus visitantes. Tem de tudo para quem quer se divertir, praticar esportes, conhecer arte e histórias ou apenas caminhar e apreciar a natureza. Há rotas especiais, como a da Natureza, Gastronômica, do Cicloturismo, da Arte, História e Religiosidade, dos Parques e Náutica. Trata-se de um universo paulista, no sul do Estado, com uma população de 318 mil habitantes.
Uma coisa é certa, há atraentes roteiros por todo canto deste destino. Exemplo disso é Registro, a maior cidade do Vale do Ribeira, com 60 mil habitantes, que se tornou oficialmente o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, por ter sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado. Banhada pelo Rio Ribeira do Iguape, tem uma história que remonta ao século XVII.
A cidade também é conhecida como a Capital do Vale do Ribeira e Capital do Chá, em alusão a um dos seus principais produtos exportados. Esse destino abriga relevantes bens culturais da imigração japonesa que são preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São eles: sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos japoneses.