Como uma das ações estratégicas integradas para mapear a migração de dependentes químicos da Cracolândia, em São Paulo, para municípios da Região Metropolitana de Sorocaba, a Prefeitura inicia nesta sexta-feira (10) as operações “Barreiras Humanitárias” na cidade.
Em caráter piloto, a ação será desenvolvida em pontos já diagnosticados como rota de migração de dependentes químicos vindos de outras cidades. Na ocasião, serão feitas abordagens sociais nessas localidades, por meio de equipes especializadas do programa municipal de acolhimento “HumanizAção”.
No dia 3 deste mês, de um total de 27 municípios que integram a Região Metropolitana de Sorocaba, 16 estiveram em uma reunião extraordinária convocada pelo prefeito Rodrigo Manga, após identificada a chegada, nos últimos 30 dias, de mais de 60 dependentes químicos da Cracolândia.
“Somente durante o decorrer dessa reunião, ficamos sabendo que mais dois casos foram identificados em Sorocaba. Para surtir efeito, é preciso uma abordagem regional, o que é muito mais eficaz, mas depende de uma mobilização conjunta, que vamos iniciar agora”, comentou Manga.
Na ocasião, foi definido um conjunto de ações estratégicas integradas, em caráter preventivo e com o apoio do Governo do Estado, para mapear a migração, atender àqueles que precisam de apoio social e de saúde e inibir problemas decorrentes desse afluxo. As ações têm, inclusive, respaldo de forças de segurança.
Ações
Uma das participantes será a coordenadora estadual de Política sobre Drogas, Eliana Borges. “O Estado, via Programa Recomeço, vai abrir vagas de internação em unidades terapêuticas da região. Queremos fazer o cadastro dessas unidades e ajudar cada município a fazer a solicitação para atender às respectivas demandas “, disse.
Outra ação será coordenar um censo para mapeamento da chegada de pessoas em situação de rua em cada cidade e identificação da migratória de dependentes químicos. “Uma cidade ajuda a outra. O pensamento é global, mas ações precisam ser locais”, disse a secretária de Ação Social e Cidadania de Salto, Mércia Falcini.
Foto: Divulgação