Sete animais silvestres foram soltos na Floresta Nacional de Ipanema (Flona) pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal. Foram devolvidos ao habitat natural um gato-maracajá, um tamanduá-mirim, um gambá-de-orelha-preta e quatro gambás-de-orelha-branca.
Todos eles foram resgatados e trazidos ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, onde receberam todos os cuidados e tratamento necessário. Segundo o titular da pasta, Thiago Santoro, trata-se de mais um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do zoo.
“De forma voluntária, os nossos profissionais atuam com esses animais que são resgatados por órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros, cumprindo uma das principais funções do Zoológico, que é a preservação das espécies”, explica.
Neste ano, mais de 150 aves, mamíferos e répteis já foram resgatados, corretamente cuidados e, após, devolvidos à natureza. Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, órgão responsável pela gestão da Fauna Silvestre no Estado de São Paulo.