Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal, o projeto de lei, de autoria do Executivo, que tem o objetivo de prorrogar o convênio entre Prefeitura e Santa de Misericórdia para a gestão compartilhada da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste. O Executivo argumenta que a alteração garantirá mais agilidade nas relações contratuais com a Santa Casa, que, desde 15 de maio de 2019, administra a UPH.
De acordo com a Prefeitura, os atendimentos ocorrem 24 horas por dia a cerca de 13 mil pacientes por mês, entre adultos e crianças. A localização física da unidade é a região chamada de Além-Linha, atendendo prioritariamente a população das regiões Leste e Centro-Sul (incluindo a região de Brigadeiro Tobias), que necessitam da manutenção desse serviço de porta aberta para urgência e emergência, a fim de diminuir o afluxo de pessoas aos hospitais.
O Executivo argumenta, ainda, que a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, além de toda a qualificação e certificação, tem merecido o reconhecimento da população pelos excelentes serviços de saúde prestados. Também enfatiza que o papel da unidade é essencial para a saúde pública, especialmente em face dos altos índices de casos de dengue no município.