Na sessão desta terça-feira (11) da Câmara Municipal, foram aprovados projetos sobre criação de um ônibus turístico na cidade e a denominação do Laboratório de Exames Epidemiológicos em homenagem ao médico Dijair Íscaro. Ambas as propostas são de autoria dos vereadores Luís Santos (Republicanos) e João Donizeti Silvestre (União Brasil). No entanto, também houve vetos totais a projetos de denominação de ruas, de autoria do vereador Caio Oliveira (Republicanos), por questões técnicas.
O projeto que cria o Programa “City Tour” tem como objetivo fomentar o turismo em Sorocaba, com passeios guiados aos finais de semana e feriados, passando por pontos históricos da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo será responsável pela organização dos passeios, que serão gratuitos. A proposta visa valorizar a história local e consolidar Sorocaba como um destino turístico, além de gerar maior visibilidade para a cidade.
Já o projeto que denomina o Laboratório de Exames Epidemiológicos de “Dr. Dijair Íscaro”, foi aprovado em reconhecimento ao trabalho do médico que contribuiu com a saúde pública da cidade. Íscaro foi pioneiro na criação do primeiro laboratório municipal de Sorocaba e atuou como professor, deixando um legado importante na área de análises clínicas e saúde pública. O projeto visa manter viva a memória desse profissional fundamental para o município.
O projeto que cria transparência nas filas de espera para consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS) foi debatido, mas não chegou a ser votado. A proposta do vereador Dylan Dantas (Republicanos) obriga a Prefeitura a divulgar mensalmente informações detalhadas sobre o status das filas de espera. O projeto continua em discussão, com o objetivo de aprimorar o atendimento à saúde e garantir maior controle social sobre os serviços de saúde no município.