A Secretaria da Educação retomará, no próximo mês de maio, as atividades cívicas e culturais das fanfarras, por meio do projeto “Educasom”, na rede municipal de ensino. As escolas receberão recursos do Fundo Rotativo da Escola (FRE).
Com isso, será contemplada a aquisição de instrumentos musicais, como surdo, caixa, repique, bombo, pratos, entre outros, além de materiais didáticos para o ensino de Teoria Musical, uniformes e acessórios para apresentações e aulas com instrutores capacitados.
“Voltar a ofertar o contato com a musicalização, algo tão rico no desenvolvimento integral dos estudantes, demonstra, mais uma vez, que o Fundo Rotativo da Escola é uma política pública de sucesso”, relata a gestora de Desenvolvimento Administrativo, Maria Angélica Martins Alves Porto.
Serão ministradas aulas expositivas, atividades práticas, ensaios e apresentações em eventos escolares e na comunidade, tais como festividades, desfiles cívicos e culturais, eventos esportivos, entre outros.
Os alunos receberão todas as orientações quanto à técnica e afinação do instrumento, bem como a importância da postura e respiração na execução musical. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer e estudar os diferentes gêneros musicais.