Educadores e estudantes podem participar no dia 28 deste mês, das 14 às 17 horas, da oficina “Dom Quixote entre cartas”, na Biblioteca Municipal, localizada no Alto da Boa Vista. A atividade do programa de incentivo à leitura “Ler é uma viagem”, premiado pelo edital ProAC 24/2019, é gratuita e tem vagas limitadas.
A oficina é organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Élida Marques Produções Artísticas e, na cidade, é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Cultura. O programa de incentivo à leitura “Ler é uma viagem” faz, desde 2003, sessões de leitura com música ao vivo, eventos e oficinas para formar mediadores de leitura.
A oficina “Dom Quixote entre cartas” consiste em sessões de leitura com música ao vivo e apoio pedagógico, conduzidos por atores e educadores. Os participantes são convidados a viajar pelos caminhos fantásticos da Literatura, acompanhados pela sutileza da música executada ao vivo.
Escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes e publicado em 1605, “Dom Quixote” é um dos livros mais traduzidos da literatura universal, que influenciou, e influencia até hoje, produções artísticas no mundo inteiro, sendo fonte de inspiração para criadores de outros gêneros artísticos e meios de expressão.
A obra conta a história de um fidalgo castelhano apaixonado por leituras que, de tanto ler livros de cavalaria, sente-se um cavaleiro valente e sai em busca de aventuras, transformando a realidade em que vive em um mundo muito mais interessante e desafiador. As inscrições ocorrem pelo link bit.ly/DomQuixote2020.