Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Estados apresentam alternativas para aqueles que desejam colocar a bicicleta na estrada

Brasil oferece série de roteiros para ciclistas

ciclismo

O aumento da procura por destinos turísticos de natureza no pós-pandemia e a popularização do uso de bicicletas formam a dupla perfeita para incentivar uma prática que tem, no Brasil, um dos ambientes mais propícios.

Trata-se do cicloturismo, modalidade que alia esporte, atitudes saudáveis e, mais ainda, a chance de conhecer atrativos e destinos únicos a bordo de uma bike. Para tanto, o Brasil está repleto de rotas e atrativos para essa prática.

Um dos trechos mais conhecidos, entre São Paulo e Minas Gerais, é o Caminho da Fé. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, envolve destinos para belas fotos.

O trajeto inclui a cidade de Aparecida, Capital Nacional do Catolicismo, que atrai milhares de fiéis anualmente. Totalizando cerca de 2.500 quilômetros, o caminho percorre belas paisagens em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira.

Já a Estrada Real é um famoso percurso mineiro que engloba várias cidades históricas e belas paisagens naturais. Uma das opções do circuito é o Caminho Velho, que liga o município de Paraty (RJ) a antigas regiões de extração de ouro em Minas Gerais.

Um pouco mais distante, está a Trilha Amazônica Atlântica, ligando a Comunidade Maravilha, em Santa Izabel do Pará, à Serra do Piriá, em Viseu, no Pará; a trilha percorre cerca de 30 comunidades tradicionais.

No percurso, é possível ter uma experiência cultural, gastronômica e de contato com a biodiversidade amazônica, incluindo igarapés, rios e a maior faixa contínua de manguezal do continente.

Caminhos por outros Estados

Ainda para os ciclistas, os roteiros passam por Goiás, no Caminho de Cora Coralina. A trilha, com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, cruza vários destinos históricos, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e a Cidade de Goiás, entre outros.

O caminho, cujo nome homenageia uma das mais famosas poetisas brasileiras, Cora Coralina, interliga povoados, fazendas e diversos atrativos culturais, onde também é possível mergulhar na Literatura.

No Caminhos do Planalto Central, o percurso, integrante do Caminho dos Goyazes, é formado por 400 quilômetros de trilhas, que percorrem áreas como a Floresta Nacional de Brasília e a Pedra Fundamental da capital federal, no Morro do Centenário.

Já no Sul, em Santa Catarina, existe o Vale Europeu, percurso que engloba um total de 300 quilômetros, passando por cidades como Timbó e Pomerode. O trajeto é repleto de localidades rurais marcadas pela imigração alemã e italiana.

No Caminho das Araucárias, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o roteiro conta com aproximadamente 600 quilômetros de trilhas e percorre destinos nos dois Estados. Ao longo do caminho, está a Mata Atlântica como cenário.

Foto: Ministério do Turismo

Confira a programação do Dia das Crianças em Sorocaba e região 

Missas e procissões celebram Padroeira do Brasil neste sábado

Santuário de Aparecidinha contará com oito missas ao longo do dia

Projeto sobre Uniten segue em tramitação

Rapaz é preso por armazenar pornografia infantil 

Jovem admitiu participação nos crimes e colaborou com as autoridades

Dorival confirma seleção para enfrentar o Chile

Igor Jesus e Abner serão as novidades no confronto contra os chilenos, nesta quinta-feira, em Santiago

Correios anunciam concurso; inscrições começam nesta quinta 

Empresa promove seleção para suprir demanda em todo o país


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!