Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores e seus herdeiros receberão as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep até janeiro de 2026. Os saques começarão em 28 de março e vão até 26 de janeiro de 2026, dependendo da data do pedido. O valor médio estimado por trabalhador é de R$ 2,8 mil, e os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo FGTS ou pela plataforma Repis Cidadão.
Desde setembro de 2023, quando os recursos foram transferidos para o Tesouro Nacional, cerca de 25 mil pessoas já solicitaram o saque. A nova plataforma e o aplicativo atualizado permitem que os pedidos sejam feitos online, sem a necessidade de ir às agências da Caixa Econômica Federal. O pagamento será feito diretamente na conta bancária do interessado ou na conta poupança social digital.
O Fundo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda dos trabalhadores entre 1971 e 1988. O saque das cotas só foi liberado para a maior parte dos beneficiários em 2018, quando o governo permitiu o resgate de R$ 35 bilhões. Desde então, as regras foram flexibilizadas, permitindo o saque também por herdeiros e beneficiários legais.