Há pelo menos quatro meses, a Câmara Municipal de Votorantim tem sido invadida por escorpiões. As equipes de limpeza e de manutenção do Legislativo já encontraram dezenas de animais dessa espécie em áreas de circulação de munícipes, dos vereadores e dos servidores da Casa.
Por isso, o prédio será submetido, novamente, nesta sexta-feira (19), a uma sessão de dedetização. Dessa forma, a Câmara fechará, excepcionalmente, às 12 horas. As atividades legislativas estão no período de recesso e voltam a partir de 1º de fevereiro.
A primeira sessão ordinária deste ano está agendada para 6 de fevereiro. Atualmente, a Câmara funciona com expediente interno e os vereadores recebem os munícipes mediante agendamento feito diretamente com as respectivas assessorias.
Os escorpiões são artrópodes que se alimentam de insetos. Algumas espécies são potencialmente perigosas, pois o seu veneno pode levar a óbito. A presença desses animais peçonhentos na Câmara pode estar associada a obras ao redor do Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza José.
Com a dedetização, espera-se reduzir a oferta de “alimentos” para os escorpiões. Em 11 de outubro de 2023, a Câmara já precisou tomar a mesma medida. Naquela ocasião, escorpiões foram localizados inclusive na sala de um dos procuradores jurídicos.