Uma campanha educativa e de conscientização vai orientar, a partir de abril, a população quanto à forma correta de descarte das águas pluviais – vindo de chuvas.
A iniciativa é do Saae. De acordo com a autarquia, no primeiro trimestre deste ano, houve aumento na demanda de chamados de retorno de esgoto nas residências dos sorocabanos.
Uma ação simples, para minimizar transtornos, é que os usuários sejam conscientizados para a forma correta de instalação e diferenciação das redes de águas pluviais e de esgoto.
“Isso evita que os dois misturem-se em uma mesma tubulação”, explica o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.
Dessa forma, a equipe técnica da autarquia, de abril a dezembro deste ano, fará vistorias e testes dentro de imóveis, por meio do uso de corantes e aplicadores de fumaça atóxica.
O Saae informa, inclusive, que existem legislação e regulamentação específicas quanto à forma correta de instalação das redes de esgoto e de descarte das águas das chuvas.
“Sorocaba tem imóveis mais antigos, onde isso pode ser inadequado. Para coleta e descarte das águas de chuvas, é necessária tubulação independente da rede de esgoto”, salienta.