Os casais de Sorocaba que desejam oficializar a união podem se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (8), no Casamento Comunitário 2023. Organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), a edição deste ano da cerimônia permitirá o matrimônio de até 300 casais. Um dos critérios avaliados para a seleção dos participantes é a renda familiar.
As inscrições dos interessados poderão ser feitas até o dia 27 deste mês, de forma on-line, pelo site da Prefeitura ou direto pelo https://formularios.sorocaba.sp.gov.br/casamento-comunitario/. Quem preferir, ainda, pode se inscrever pessoalmente no Fundo Social de Solidariedade, que está localizado no 4º andar do Paço Municipal de Sorocaba, das 8 às 16h30.
Todos os casais deverão participar previamente do curso de noivos, em data e local a serem divulgados posteriormente. Já a cerimônia ecumênica está programada para o mês de novembro, em data a ser divulgada. Na edição de 2022, a celebração ocorreu no Clube de Campo Sorocaba e contou com a contribuição da iniciativa privada.
Os casais participantes tiveram toda a decoração do salão, o buffet com bolo, salgados, doces e refrigerantes, além de penteado e figurino dos noivos. O evento contou, ainda, com a participação da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi/Senai, sob a regência do Maestro Vitor Canassa.
Critérios para a inscrição
Os interessados em se inscrever para o Casamento Comunitário 2023 deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho ou holerite atual para comprovação de renda, sendo que o valor total da renda familiar não poderá ultrapassar o equivalente a três salários mínimos de renda bruta mensal; comprovante de endereço recente (pelo menos, um dos noivos deve residir em Sorocaba); RG, CPF ou CNH dos noivos, certidão de nascimento dos noivos; se divorciado, certidão de casamento com averbação do divórcio; se viúvo, certidão de casamento e de óbito do cônjuge; o nome completo e também a data de nascimento ou de óbito dos pais dos noivos.