Assim que o caixão da rainha Elizabeth II foi retirado do Palácio de Buckingham, nesta quarta-feira (14), o rei Charles III, seus filhos, os príncipes William e Harry, e outros membros da realeza juntaram-se a uma procissão solene em direção ao Parlamento.
Em uma carruagem, coberta pela bandeira do Royal Standard e com a coroa do Estado Imperial, colocada em uma almofada no topo ao lado de uma coroa de flores, a urna com o corpo da rainha iniciou uma lenta procissão, acompanhada por uma multidão, ao Westminster Hall.
Após a morte de Elizabeth II, na semana passada, em sua casa de Verão, no Castelo de Balmoral, na Escócia, seu caixão foi levado para Edimburgo para uma série de cerimônias e, depois, para Londres, na noite de terça-feira (13).
Milhares de pessoas percorreram 22 quilômetros, sob chuva forte, para ver o carro funerário bem-iluminado indo lentamente pela escuridão em direção ao Palácio de Buckingham, atraindo aplausos. Na ocasião, carros também paravam em vias movimentadas para acompanhar o funeral.
No palácio, a urna foi recebida por Charles e todos os filhos da rainha, netos e seus cônjuges, que se reuniram, pela primeira vez, desde a morte de Elizabeth II. “Foi uma honra e um privilégio acompanhá-la em suas viagens finais”, disse a filha, Anne, de 72 anos.
As pessoas começaram a fazer fila nas ruas na noite de terça-feira na intenção de serem as primeiras a passar pelo caixão. A morte da rainha, aos 96 anos, mergulhou a nação no luto por uma monarca que reinou por 70 anos.