As chuvas registradas em Sorocaba neste ano, somente até a metade do mês de março, já ultrapassaram o recorde dos últimos 10 anos no mesmo período (janeiro a março).
De acordo com a Prefeitura, as chuvas atingiram o alto volume de 1.474 milímetros, ante 883,9 mm da média histórica (2013-2022).
Até então, o início de ano mais chuvoso na cidade tinha sido em 2015, com 1.070,9 mm, de janeiro a março daquele ano.
Conforme dados também da Defesa Civil, o total de chuvas acumulado em março deste ano é de 309 milímetros, quantidade superior à média histórica do mês todo, que é de 290 mm.
Em janeiro deste ano, foram registrados 609 mm de chuvas e 556 mm em fevereiro. “Trata-se de um ano muito atípico”, comenta o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.
Quanto às obras de ampliação do desassoreamento do trecho urbano do Rio Sorocaba, as intervenções seguem por meio do uso de dragas e escavadeiras.
Os trabalhos estão nas proximidades das pontes Radial Norte (região do Jardim Brasilândia) e de Pinheiros (junto ao Clube do Idoso).
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, o Saae e o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).