O começo de 2023 contará com a operacionalização de mais 50 ônibus zero quilômetro, dos quais 10 são elétricos. De acordo com a Urbes – Trânsito e Transportes, as três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são a City, Consor e BRT, iniciaram o processo de renovação da frota.
Desta vez, a Consor vai colocar 20 ônibus e a City outros 20, além dos 10 elétricos, todos modernos e equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e carregador UBS de eletrônicos; todos terão maior capacidade.
Os 40 ônibus convencionais serão distribuídos em linhas, como 5 – Vila Carvalho/Vila Fiori, 10 – Senac, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 21 – Lopes de Oliveira, 28 – Mineirão, 44 – Novo Mundo, 55 – Rodrigo, 62/1 – São Bento II e 73 – Júlio de Mesquita.
Já as linhas em que os elétricos vão rodar serão definidas pela Urbes e pela empresa operadora, em breve, levando em conta análise do monitoramento diário do sistema, com base na rota, extensão, infraestrutura disponível e demanda de passageiros.
Os 10 ônibus elétricos terão a partir de 12,5 metros de comprimento, chassi Mercebes-Benz, carroceria Caio, baterias Weg, freios ABS elétricos e sistema de regeneração de energia. A autonomia é de até 250 quilômetros e o sistema de tração exclusivamente elétrico dispensa o câmbio.
A implantação dessa nova tecnologia, que permite uma condução suave e silenciosa, vem sendo discutida pela atual Administração Municipal. Isso porque com o ônibus elétrico não há emissão de fumaça, barulho e material particulado saído dos pneus.
“É uma alternativa viável à mobilidade urbana, eficiente e sustentável, que coloca Sorocaba, mais uma vez, à frente de outras grandes cidades do País. A City está apostando na cidade, como local ideal para adotar a eletromobilidade no transporte público, de forma pioneira no interior paulista”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.