Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Programa envolve os esforços das prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora e Votorantim

Cidades da região firmam compromissos em projeto

represa

Com o intuito de proteger os recursos hídricos e a biodiversidade entre as Unidades de Conservação da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga e a Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, cidades da Região Metropolitana criaram o Programa Conexão Água.

Além da Prefeitura de Votorantim, o programa envolve os esforços das prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó e Salto de Pirapora. Os principais objetivos são a conservação e a recuperação ambiental, proporcionando a recarga de água nos mananciais e a formação de corredores ecológicos na região, ao aproximar e conectar os remanescentes florestais.

Um dos principais intuitos da criação do programa é justamente preservar a biodiversidade e o entorno do reservatório de Itupararanga, que recebe grande pressão da crescente população e do crescimento socioeconômico, assim como intensas estações de estiagem. A represa é responsável pelo abastecimento de água de uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

O projeto conta, ainda, com apoio da Fundação Florestal Estadual e do Programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo, do Comitê e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê, da Floresta Nacional de Ipanema, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), por meio da Rede de Educação Ambiental (Reauso) e Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental (Gaia).

As ações de recuperação abrangem tanto área urbana, quanto rural, por meio do plantio de árvores nativas. As ações de conservação ambiental são feitas por meio da criação de Unidades de Conservação, parques e praças municipais.

Foto: Arquivo/Secom

Pais de crianças com autismo protestam contra medida de plano de saúde

Estado tem seis das 10 cidades com menores taxas de homicídio do Brasil

Fiscalização de trânsito faz 19 autuações no Jardim Zulmira

Empresário que atirou contra casal é preso

Estreia na Copa América é vista como oportunidade

Amarelinha encara Costa Rica na próxima segunda-feira (24), às 22 horas, nos EUA

Itu e Salto sediam Mostra de Modelismo Ferroviário

Evento começa no próximo dia 22 na Estação Ferroviária de Itu e Salto e terá entrada franca


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!