Mais do que Sol e praia, os destinos turísticos nordestinos tornaram-se referência também quando o assunto é viagem em busca pela fé e espiritualidade. Além das tradicionais capitais, cidades do interior têm-se destacado na oferta de experiências espirituais.
Festas, peregrinações e retiros. O que não falta são opções para os turistas na região, como o município de Santa Cruz dos Milagres, no Piauí. Localizada a 180 km da capital, Teresina, a cidade é o terceiro maior expoente no que se refere ao turismo religioso.
A devoção à Santa Cruz, que dá nome ao município, surgiu há mais de 200 anos, após a instalação de uma cruz no alto de um morro, onde hoje está situada a Igreja Matriz. A principal festa religiosa se dá no dia 14 de setembro.
No Estado ao lado, Ceará, os turistas encontram em Canindé uma das principais romarias de fiéis do País, especialmente entre 29 de setembro e 4 de outubro. A Basílica de São Francisco, construída no início do século XX, a estátua de São Francisco das Chagas e um museu do santo são as principais atrações religiosas da cidade.
Os peregrinos chegam de carro, ônibus e, até mesmo, a pé. Na igreja, uma surpresa, uma exposição de esculturas rústicas feitas em madeira que retratam, principalmente, órgãos do corpo humano, oferecidos à igreja como homenagem por uma graça recebida ou promessa cumprida.