A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba fazem, no próximo dia 30, às 9 horas, o encontro do “Coaves Kids”, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Crianças de 6 a 12 anos terão a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre as curiosidades das aves que vivem no parque. A ação de Educação Ambiental é desenvolvida mensalmente.
O intuito é reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais as características das espécies, curiosidades e papel ecológico.
A classe das aves está bem representada no plantel do Zoo. São mais de 500 indivíduos de cerca de 150 espécies diferentes, entre elas, pelicano, jacutinga, papagaio-de-cara-roxa, gavião-pega-macaco, casuar, atobá-pardo, condor-andino e suindara.
No encontro, as crianças terão a oportunidade de conhecer curiosidades das aves corredoras, como o casuar, o avestruz e a ema, além das corujas. Os participantes também vão aprender sobre as aves ameaçadas de extinção.
Curiosidades sobre as aves
A equipe também vai falar sobre os cuidados oferecidos às aves que habitam o Zoológico, em especial, o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades.
O “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e Educação Ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
Durante a atividade educativa, a garotada também vai receber binóculos para conhecer as aves de vida livre que moram lá. Sorocaba abriga, aproximadamente, 300 espécies de aves e, no Zoológico Municipal, é possível encontrar dezenas delas, como a lavadeira-mascarada, o sanhaço-cinzento, o beija-flor-tesoura, entre outros.
A Sema informa que não é necessária inscrição prévia e o ideal é que a garotada use roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche individual.