Começou a ser implantado o Corredor Estrutural Oeste do Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) e um novo terminal no Jardim Ipiranga. O projeto passou por readequações e, no novo formato, os ônibus da concessionária BRT, assim como de demais operadoras, circularão pela faixa preferencial à direita.
As melhorias incluem requalificação asfáltica, iluminação de LED e instalação de câmeras de monitoramento, além de outras melhorias, nas avenidas General Carneiro, Dr. Armando Pannunzio e Américo Figueiredo.
Segundo a Prefeitura, as intervenções serão de forma a ocasionar o menor transtorno possível à população, o mais rapidamente e com parte dos serviços sendo executada na parte da noite. Os locais estarão sinalizados e com as orientações necessárias aos motoristas e pedestres.
O novo corredor irá completar o eixo estrutural Leste/Oeste do BRT, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba e que, atualmente, opera com dois corredores exclusivos, cinco estruturais e dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento).
Atualmente, ao todo, são transportados em torno de 53 mil passageiros, por dia, no Sistema BRT e, com a ativação do Corredor Oeste, estima-se que o volume de operação cresça mais 30%. Com isso, após a efetivação do projeto todo, serão mais de 2,2 milhões de passageiros atendidos por mês.
A previsão é de que as obras estejam concluídas até janeiro do próximo ano. A principal mudança no projeto original do Corredor Oeste é quanto à alteração de lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita pelas duas avenidas principais.