Um crescimento de 10% nas vendas, assim espera o comércio de materiais escolares na cidade para este período que antecede a volta às aulas. A expectativa se dá em comparação com o ano passado. Nacionalmente, as vendas desses itens devem somar R$ 17,8 milhões neste ano, de acordo com a projeção da Pesquisa de Inteligência de Mercado Globo, uma vez que o setor vem-se recuperando gradualmente desde a pandemia da Covid-19.
Diretor de uma tradicional loja de materiais escolares em Sorocaba, Nivaldo Madureira comenta que, nesta retomada, o estabelecimento preparou-se para atender à alta demanda do início do ano investindo em tecnologia para oferecer mais facilidades aos consumidores. Entre as novidades está uma plataforma para solicitação de orçamentos e também de separação de materiais, que trazem mais praticidade no processo de compra.
“Estamos no ramo há cinco décadas e em todo ano a gente prepara-se para a volta às aulas com inovações e mudanças. Essa nova plataforma dentro do nosso site permite que o cliente tenha praticidade, pois ele apenas envia uma foto da lista, e nossa equipe faz todo o processo de separar e comparar preços. Se ele optar por fechar o orçamento, ainda pode escolher se prefere receber em casa ou retirar os materiais presencialmente”, conta.
Para atender à demanda prevista, o varejo também costuma fazer novas contratações. Na loja de Madureira, por exemplo, devido à grande procura de consumidores de toda a região, além de o comércio dispor entrega por delivery para Sorocaba e Votorantim e atender ao mercado nacional por e-commerce, foi necessário aumentar o número de colaboradores. “Aumentamos o quadro em 40% para atender à demanda e garantir o bom funcionamento”, frisa.