As brincadeiras de carnaval estão sendo vistas como possibilidade de aumento nas vendas por comerciantes. Lojistas em Sorocaba esperam um crescimento de até 20% para o período, uma vez que se trata do primeiro carnaval sem as restrições da pandemia da Covid-19.
Na Região Metropolitana, cidades tradicionais, como Cerquilho e Salto, confirmaram festas de rua. Em Sorocaba, bloquinhos de rua e abertura de bares e restaurantes para o evento, a partir deste sábado (4), trazem uma expectativa de vendas positiva para o comércio.
Uma loja tradicional da cidade, com mais de 300 modelos de fantasias, espera um crescimento de até 20% para o período. “As pessoas estão muito comemorativas após o fim das restrições de saúde”, explica a gerente de compras, Juliana Batista.
Ela comenta que o comércio tem percebido esse comportamento desde outras datas. “Então, para o carnaval, não é diferente, ainda mais por ser uma festa pela qual o brasileiro, em geral, é apaixonado. Estimamos um aumento de 10% a 20% nas vendas em relação ao ano passado”, diz.
A dançarina Surah Zakia, moradora de Sorocaba, é uma das fãs do carnaval. Ela costuma frequentar bloquinhos de rua e festas na casa de familiares e amigos e já até participou de desfiles carnavalescos.
Durante a pandemia, Surah conta que precisou adaptar-se, mas não deixou de celebrar a data; comemorou em casa compartilhando as produções nas redes sociais. “Amo comemorar o carnaval, primeiro, porque é no mês do meu aniversário e aniversário dos meus pais”, explica.
Ela ressalta que passa o mês todo comemorando. “Posso fazer makes mais elaboradas e me fantasiar, enfim, é o mês da alegria e também de celebrar a Cultura Brasileira”, afirma.