Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Trecho de 1,7 km está entre Cruz Alta e Sorocaba

Comitiva Paulista refaz Rota Tropeira

comitiva

Com uma paixão em comum pela tradição tropeira e pelos muares, a Comitiva Paulista, formada por cinco amigos de diferentes cidades paulistas, está refazendo o caminho tradicional das tropas, de Cruz Alta (RS) a Sorocaba, um trecho de 1.700 km. O grupo deu início à aventura no dia 1º de setembro deste ano e chegará ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta, em Sorocaba, no sábado (19).

O intuito da ação, organizada pela Associação dos Tropeiros de Assis, com apoio da Secretaria de Cultura, da Câmara Municipal, por meio do vereador Luís Santos, e do CTG, é homenagear os tropeiros, construindo memórias, fazendo história e relembrando tradições.

A Comitiva Paulista é formada pelo seleiro e pecuarista Délcio Teodoro da Silva, pelo comerciante Givanildo de Araújo, pelo médico veterinário Gustavo Paloni, pelo comerciante, pecuarista e um dos fundadores da Associação dos Tropeiros de Assis, José Roberto Longhini, e pelo comerciante e pecuarista Luís Antônio Longhini.

O grupo saiu de Cruz Alta (RS), considerado o berço dos Tropeiros, passando por Pinheira Marcado, Carazinho, Sarandi, Buritermo, Campo do Meio, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Ibiraiaras, Gentil, Vacaria e Bom Jesus.

Em Santa Catarina, eles passaram por Lajes, Curitibanos, Santa Cecília, Monte Castelo, Mafra e Rio Negro. O trajeto pelo Paraná percorreu os seguintes municípios: Lapa, Palmeiras, Ponta Grossa, Castro e Sengés. Por fim, em São Paulo, a Comitiva Paulista passa por Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Capão Bonito, Itapetininga, Sarapuí, Capela do Alto, Iperó e, finalmente, Sorocaba, cidade destino dos tropeiros, onde eram feitas as feiras de comercialização desses animais, conhecidas como Feiras de Muares.

O grupo conta com uma estrutura completa com caminhão motorhome, com capacidade para seis animais, um caminhão boiadeiro, com capacidade para 10 animais, uma caminhonete e uma moto de apoio durante todo o trajeto. A equipe é composta, também, por médico veterinário, ferrador, cozinheiro e motoristas. No total, são 14 animais, ou seja, uma égua madrinha e 13 muares (burros e mulas).

No dia 19 de novembro, a Comitiva Paulista sairá da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, passará pela Capela do Divino, na Avenida Luiz Mendes de Almeida, no Jardim São Paulo e, então, seguirá ao CTG, onde haverá o pouso.

Já no dia 20, com o acompanhamento da Cavalaria da Polícia Militar (PM), o grupo sairá do CTG e seguirá à Praça dos Tropeiros, na Avenida São Paulo, onde, às 10h30, será feita a entrega de títulos aos primeiros tropeiros que refizeram essa rota em 2006. A população está convidada a participar deste momento especial. Em seguida, eles retornarão ao Centro de Tradições Gaúcha, onde será servido um almoço para familiares, autoridades e convidados.

Foto: Divulgação

Cerca de 400 alunos participam de plantio de mudas de árvores

ETE Pitico opera com capacidade ampliada e estruturada até 2025

ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da Avenida Itavuvu e à direita da Avenida Ipanema, na zona norte

Autuações contra balões saltam 135% em SP

Castello-Raposo espera 667 mil veículos no feriado

Movimento começa a ficar intenso nesta quarta-feira (29)

Espetáculos encerram mês no Sesc Sorocaba

Apresentações trazem peças inspiradas em obras de Shakespeare e circo freak-show

A exuberante natureza e roteiros do Vale do Ribeira


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!