MOBILIDADE
A obra de construção do viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na zona norte de Sorocaba, entrou em fase final e a previsão é de que o empreendimento esteja pronto e liberado para o trânsito no próximo mês de agosto. O dispositivo interliga as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães.
Atualmente, perto de 90% do total da obra já estão concluídos. O viaduto terá 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego. Na sexta-feira (10), foi concluída a concretagem da última laje do viaduto. Agora, será finalizada a amarração das ferragens das defensas de proteção.
Segundo o engenheiro Rodrigo Faria, que integra a equipe da Unidade de Execução de Programa do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração da Prefeitura, tudo está dentro do prazo.
O Cadi é responsável por todo o gerenciamento da construção do novo viaduto, que é uma das principais obras que fazem parte do programa “Sorocaba tem pressa”. O empreendimento é executado pela empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda., contratada pela Prefeitura, por meio de licitação.
O valor total é de R$ 22,2 milhões, custeado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). “A previsão é de que, ainda neste mês de junho, tenha início a implantação dos dispositivos de drenagem, sinalização de trânsito e de iluminação com tecnologia de LED, tanto no viaduto, quanto nos acessos”, explica.
A Secretaria de Mobilidade confirma que o novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação à região, agilizando os deslocamentos na zona norte, inclusive, o afluxo do transporte coletivo, sobretudo, no corredor Itavuvu do Sistema BRT.
Foto: Divulgação