Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Pelo termo, produtos industrializados têm alterações, contudo preço ao consumidor final permanece inalterado

Consumidores devem estar atentos à ‘reduflação’

PROCON

Cada vez mais, consumidores têm sido vítimas da chamada “reduflação”. O alerta é do Procon Municipal de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Governo. Para tanto, estar atento a algumas características pode ajudar a pessoa a identificar essa prática em comércios.

O termo, mais recentemente adotado, que vem ganhando destaque nos noticiários, consiste em produtos industrializados que tiveram seu tamanho reduzido em peso, volume ou quantidade. Porém o preço ao consumidor final permanece inalterado ou, em alguns casos, apresenta, até mesmo, elevação.

“Trata-se de uma prática que passou a ser adotada por alguns fabricantes, diante do aumento dos preços de insumos, commodities e bens em geral, como reflexo da pandemia, além dos serviços que agregam custo ao processo produtivo”, explica a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

O consumidor que deparar com essa situação deve ficar atento ao preço cobrado e verificar o custo real do produto, por unidade ou peso. Pela legislação vigente, essa prática é permitida, desde que a empresa informe, na própria embalagem do produto, de forma clara, a alteração sobre a quantidade ou peso do produto, em termos absolutos e percentuais.

“Em tese, o fabricante que adota essa prática não viola a norma, desde que a alteração esteja claramente informada na rotulagem do produto e não confunda o consumidor”, reitera a superintendente do Procon. O órgão de defesa do consumidor também orienta os supermercados a ficarem atentos já na aquisição dos produtos.

Isso porque, se forem encontradas embalagens de produtos em desacordo com a legislação, o estabelecimento responde solidariamente junto ao fabricante, por colocar no mercado de consumo produtos em desacordo com norma e que podem confundir ou enganar o consumidor.

Eventuais denúncias recebidas sobre o tema são apuradas pelo Procon e, se constatada prática abusiva, o fornecedor é autuado. O consumidor que notar alteração de peso ou quantidade de um determinado produto que seja de seu hábito de consumo, pode enviar denúncia ao Procon Sorocaba, contendo a descrição do produto, foto da embalagem atual e, se possível, também da embalagem antes da alteração.

Foto: Divulgação

 

‘Ajudem a construir pontes’, pede Leão XIV

Novo papa agradeceu aos cardeais que participaram do conclave

Mostra transforma falhas em arte na Biblioteca Municipal

‘O Universo em Miniatura’ encanta com maquetes detalhadas

Deputada pede afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

Cardeais ainda não escolheram papa

Conclave teve início ontem e continua nesta quinta-feira (8)

Presentes já endividaram 20% dos consumidores

Segundo o levantamento, cartão de crédito é o meio de pagamento mais escolhido para as compras


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!