Consumidores norte-americanos estão estocando produtos essenciais em antecipação às novas tarifas de importação impostas pelo governo Trump, que entrarão em vigor nesta quarta-feira (9). A medida visa evitar aumentos de preços e possíveis escassezes semelhantes às vividas durante a pandemia de Covid-19.
Thomas Jennings, 53 anos, é um dos que adotaram essa estratégia. “Estou comprando o dobro de qualquer coisa – feijão, produtos enlatados, farinha, o que quiser”, afirmou. Sua preocupação é que uma recessão esteja a caminho, e ele deseja estar preparado para o pior.
A Tax Foundation, organização de pesquisa apartidária, estima que as novas tarifas representarão um aumento de impostos de aproximadamente US$ 2.100 por família somente em 2025, totalizando US$ 3,1 trilhões nos próximos 10 anos. Esse cenário tem levado consumidores a temerem uma inflação ainda maior e a adotarem medidas preventivas.
Especialistas alertam que o comportamento de estocagem pode, paradoxalmente, levar a prateleiras vazias e contribuir para o aumento dos preços, como ocorreu durante a pandemia. Manish Kapoor, fundador da GCG, empresa de gestão da cadeia de suprimentos, observa que “as pessoas estão preocupadas com o fato de que o custo dos produtos vai subir e, você sabe, vamos estocar”.
Novas tarifas de importação foram impostas pelo governo Trump
CRÉDITO…. Molly Riley