Os sorocabanos e visitantes da Biblioteca Infantil Municipal podem conferir, até o dia 27 deste mês, a exposição “Discos de música afro”, com 17 LPs do acervo particular do pesquisador e artista plástico, Onildo de Deus Aguiar. A mostra é organizada pela Secretaria de Cultura e o acesso é gratuito.
A exposição retrata um breve panorama da música africana de diferentes etnias, envolvendo, ainda, a música africana expressa em países do Continente Americano, como Cuba, Peru, entre outros. O objetivo é apresentar a riqueza e os desdobramentos do gênero, não apenas restrito ao grande continente.
Entre os LPs, os sorocabanos poderão ver “Soul Makossa”, lançado na década de 70, pelo saxofonista e compositor camaronês Manu Dibango; “Soro”, álbum de estreia do artista afro-pop maliano Salif Keita, de 1987, entre outras relíquias. No local, os visitantes também poderão acessar um QR Code, com informações sobre todos os discos de vinil.
Natural de Santos (SP) e radicado em Sorocaba, Aguiar é pesquisador de Culturas Africanas e membro do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, da Universidade de Sorocaba. Foi responsável pela pesquisa musical do programa “Nação Afro”, da Rádio Cruzeiro FM, transmitido entre 1997 e 2002.
Poeta e escritor, participou em 16 edições da publicação “Cadernos Negros – Quilombhoje (SP)” e organizou exposições de seus trabalhos em Jundiaí, Santos, Campinas e Sorocaba. “Discos de música afro” poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.