Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Média diária ideal é de 50 bolsas de todos os tipos sanguíneos

Doações de sangue registram queda de 30% 

Doação de sangue no Hemocentro de Brasília, DF, 11/06/2021 Foto: Myke Sena/MS

As doações de sangue recebidas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em setembro, caíram 30% em relação ao mesmo mês do ano passado, o que significou menos 272 bolsas. Ao longo deste ano, foram coletadas pouco mais de 7 mil bolsas, cerca de mil a menos que no ano anterior.

Segundo o hemoterapeuta do Inca, Edmilson Assunção, o ideal, para abastecer o banco de sangue do órgão, vinculado ao Ministério da Saúde, é garantir média diária de 50 bolsas de todos os tipos sanguíneos para as transfusões.

Assunção disse que, em alguns períodos, os doadores têm dificuldade de chegar ao Serviço de Hemoterapia . O médico destacou que o Inca não dispõe de um sistema em que o sangue seja coletado no local onde o doador está ou que o leve até o setor onde poderá fazer a doação.

“A primeira dificuldade diz respeito às pessoas que chegam até aqui. Em segundo lugar, independentemente do transporte, também não temos estacionamento para os candidatos a doar sangue”, comentou.

 Outras dificuldades para que os interessados apresentem-se para fazer doações são os deslocamentos em períodos chuvosos ou quando vêm as doenças sazonais, como a gripe e a Covid-19, acrescentou.

Uma preocupação do Inca, no momento, é aumentar o número de doadores ante a proximidade dos feriados que ocorrem em novembro. Por isso, o médico pediu que a população mobilize-se. “Nós precisamos de doadores de sangue; funcionamos de segunda a sexta-feira”, frisou.

Bolsas são divididas por componentes

As bolsas dividem-se por tipos de componentes do sangue em concentrados de hemácias e concentrados de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, que é um concentrado de proteínas.

Edmilson Assunção informou que o Inca tem estoques razoáveis de plasma e crioprecipitado, mas ressaltou que a demanda maior na transfusão é pelos concentrados de hemácias e de plaquetas, inclusive, porque têm período de validade bem inferior aos dos demais componentes.

Os concentrados de hemácias têm 35 dias de validade e os de plaquetas, prazo máximo de cinco dias para uso. “Nossa necessidade diz respeito, particularmente, aos concentrados de hemácias e de plaquetas.”

Existem também dois tipos de doações, a de sangue total, cuja bolsa é, habitualmente, fracionada nos quatro componentes do sangue citados, e a de plaquetas por aférese ou doação de plaquetas por doador único.

“Um único indivíduo vem aqui e doa exclusivamente, de forma seletiva, um determinado tipo de componente do sangue chamado plaquetas”, destacou. Aférese é a separação dos componentes do sangue por centrifugação, por meio de um equipamento automatizado.

Para a doação de plaquetas, entretanto, há alguns requisitos a mais a ser cumpridos que na doação do sangue total. Uma das condições é que a pessoa tenha doado sangue total nos últimos cinco meses, com todos os resultados negativos.

‘Ajudem a construir pontes’, pede Leão XIV

Novo papa agradeceu aos cardeais que participaram do conclave

Mostra transforma falhas em arte na Biblioteca Municipal

‘O Universo em Miniatura’ encanta com maquetes detalhadas

Deputada pede afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

Cardeais ainda não escolheram papa

Conclave teve início ontem e continua nesta quinta-feira (8)

Presentes já endividaram 20% dos consumidores

Segundo o levantamento, cartão de crédito é o meio de pagamento mais escolhido para as compras


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!