Sorocaba teve saldo positivo de 1.605 postos de trabalho formal pelo oitavo mês consecutivo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
De acordo com o Novo Caged, o resultado do mês passado foi o terceiro melhor de 2022 e é quase 80% maior em comparação com julho, quando o registro foi de 895 vagas com carteira assinada no município. Em agosto, foram 11.498 admitidos contra 9.893 desligamentos. O destaque de maior saldo positivo foi o de serviços.
Nesse setor, os dados do Novo Caged mostram que foram 6.455 admitidos contra 5.480 desligamentos, com saldo de 975 postos com carteira assinada. Já o comércio ficou em segundo lugar, com 2.813 contratações contra 2.309 demissões, com 502 novas vagas formais.
Neste âmbito, a Associação Comercial de Sorocaba chama a atenção para este segundo semestre, que deve estimular o crescimento do varejo em Sorocaba em até 1,5%, o que influencia também nas contratações. O primeiro semestre começou com bons números para o comércio, onde as vendas no varejo cresceram cerca de 2,3%.
O economista Roque Camargo salienta que se pode esperar uma melhora nas vendas do comércio, seja pela redução da inflação, que contribui para dar um fôlego no poder de compra das famílias, seja pelos incentivos propostos pelo governo, que podem injetar uma quantidade significativa de recursos na economia.