A Biblioteca Infantil Municipal sedia, até o dia 3 de setembro, a exposição “Bordado Livre”, com inúmeros trabalhos individuais e coletivos do Grupo Bordado Livre de Sorocaba, mostrando o modo como esta tradição está presente desde as primeiras civilizações.
Realizada pela Secretaria de Cultura, a atividade celebra o Dia Internacional do Bordado (30 de julho). O Grupo Bordado Livre de Sorocaba é formado por 75 mulheres, que se reúnem semanalmente na Biblioteca Infantil para bordar e trocar informações.
Cada uma das participantes foi convidada a bordar uma pequena flâmula, em tecido, com a frase “bordar é…”. Complementando a mostra, a Biblioteca Infantil expõe um álbum de bordados doado por Dona Júlia Ribeiro, neta do escritor Júlio Ribeiro.
Dona Júlia foi produtora da Revista “Cláudia”, da Editora Abril, e coletou, no decorrer de suas atividades, amostras de bordados do século XIX e início do século XX, como touquinhas de batizado, toalhas, barrados, entre outros mimos.
Segundo Marinês Pires de Almeida, uma das coordenadoras do Bordado Livre de Sorocaba, o melhor do grupo é a reunião entre todas, as infinitas trocas de experiências, de trabalho, de vida, em um espaço generoso e acolhedor, como é a Biblioteca Infantil.
“Aqui, sentimo-nos em casa, junto com outras amigas, cada uma com sua história, experiências, vivências e, principalmente, juntas”, relata.
A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 3 de setembro.