O público pode prestigiar até o dia 4 de fevereiro a 39ª Festa da Uva de Jundiaí e a 10ª Expo Vinhos. Com inúmeras atividades e uma intensa programação, o evento ocorre no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, com entrada gratuita.
Para o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, o evento é uma das mais importantes Festas da Uva do Brasil e não é só importante para a cidade, como também para o Turismo. “A festa vai trazer um enorme impacto na economia local de Jundiaí que vai repercutir por toda a região. Além da festividade, o evento gera empregos e incentiva a cultura local e o turismo”, disse.
O município de Jundiaí integra o Circuito das Frutas, uma excelente opção de roteiro turístico que se destaca pelo Turismo Rural nas diversas propriedades existentes e aproveita o potencial de produção de frutas historicamente presente na região.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, vai realizar durante os dias de festa uma pesquisa junto ao público para conhecer o perfil do visitante e avaliar o evento. No ano passado, o evento teve nota 9,45, segundo dados do Ciet.
A pesquisa comprovou que a Festa da Uva é um evento importante na atração de turistas ao município. O levantamento mostrou que quase 40% do público vem de outras cidades. São pessoas fiéis ao evento. Quase metade dos visitantes (47,67%) já esteve em mais de cinco edições da Festa da Uva, enquanto para 29,07% era a primeira vez.
De acordo com dados da Prefeitura de Jundiaí, neste ano, a expectativa é de que a ocupação hoteleira possa crescer pelo menos 30% no período do evento. Em 2023, a cidade recebeu turistas de 495 cidades do Brasil – de todos os estados brasileiros – e turistas estrangeiros de 24 países diferentes. Neste ano, a expectativa é realizar a maior Festa da história, ultrapassando mais de 280 mil visitantes.