Com o objetivo de desarticular setores de um grupo criminoso com atuação no narcotráfico internacional, considerado, ainda, a organização mais poderosa do Brasil, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação “Última Instância”.
Com isso, estavam sendo cumpridos, por todo o Estado, 65 mandados de busca e apreensão e 25 prisões preventivas, 22 delas de busca e 14 de prisão apenas em Sorocaba. A força-tarefa deu-se no Parque São Bento e Bairro dos Morros.
A organização criminosa seria dividida em três partes, com atuações escaladas em níveis hierárquicos; dois deles teriam forte relação com Sorocaba e região. A operação também envolveu integrantes de diferentes setores do grupo.
Outro foco são os componentes da cúpula. De acordo com a Deic, essas partes, chamadas Sintonia Final e Sintonia Geral do Sistema, têm peso nas decisões de maior interesse do grupo, como as ações da facção.
A força-tarefa também percorreu Campinas, Araçoiaba da Serra, Francisco Morato, Praia Grande, Santo André, São Caetano, Mauá, Guarulhos e Arujá, assim como as regiões norte, sul e leste da Capital.