O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou mudanças no programa esportivo da Olimpíada de Los Angeles 2028, reforçando a igualdade de gênero e a ampliação de modalidades. No futebol, a disputa feminina passará de 12 para 16 seleções, enquanto o torneio masculino será reduzido de 16 para 12 equipes. Cinco novos esportes foram incluídos: beisebol, críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash. O evento está programado para ocorrer entre os dias 14 e 30 de julho de 2028.
“Temos visto a competitividade do jogo feminino, não apenas no nível de elite, mas também para a qualificação às Copas do Mundo e torneios olímpicos. Portanto, não há lugar melhor para essa mudança do que nos EUA. Simboliza o progresso do esporte feminino no mundo”, afirmou Kit McConnell, diretor de esportes do COI. Além das mudanças no futebol, o polo aquático feminino ganhará duas equipes, totalizando 12 seleções, mesmo número do masculino.
Na natação, todas as provas de 50 metros entrarão no programa olímpico, incluindo livre, costas, peito e borboleta. O atletismo perderá a marcha atlética mista, mantendo apenas as disputas individuais. Além dos revezamentos tradicionais, será adicionada uma nova prova de revezamento misto. No remo, a novidade será a estreia do remo costal e do double sculls misto. Ginástica artística, golfe e tênis de mesa também terão competições mistas.
Outra novidade no tênis de mesa é o retorno das duplas masculinas e femininas, ausentes desde 2004, enquanto as disputas por equipes foram removidas. O basquete 3×3 terá um aumento no número de participantes, passando de oito para 12 seleções em cada gênero. Com todas as mudanças, a Olimpíada contará com 10.500 atletas, sendo 5.333 mulheres e 5.167 homens, distribuídos em 351 eventos, dos quais 161 serão femininos, 165 masculinos e 25 mistos.
CRÉDITO….Reprodução/Agência Brasil