Desde o início deste ano até o fim do mês de julho, as equipes do programa “HumanizAção”, que atuam em todas as regiões da cidade, já fizeram 6.339 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua.
Esses atendimentos geraram 5.302 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Desse total, 277 foram encaminhadas, desde janeiro, ao Centro de Triagem.
Ainda nessa lista, 47 receberam cuidados em saúde e, além disso, cerca de mil pessoas conseguiram retornar ao seu lar de origem, seja em Sorocaba ou em outras cidades de procedência. O retorno ao lar é providenciado pela Prefeitura.
Após aceitar atendimento no SOS, as pessoas têm à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço.
Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal é propiciar chances reais para uma mudança de vida, contribuindo para a reinserção no convívio em comunidade.