As indústrias da região de Sorocaba registraram um salto positivo de 963 contratações no mês de julho. Os dados são do levantamento feito pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A pesquisa tem como base as informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A região ficou em quarto lugar em contratações no Estado, atrás das regiões de São Bernardo do Campo, São Paulo e Jundiaí.
O resultado representa uma variação de 0,81% em relação ao mês de junho. O estoque estimado de emprego na indústria na região de Sorocaba é de 120.414 vagas. Já as cidades de Campinas e Jundiaí apresentam estoque de empregos de 166.184 e 137.633, pela ordem, e a Capital paulista de 321.542.
Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o número de vagas gerado em julho reflete os novos investimentos que as indústrias locais vêm fazendo e também a vinda de novas empresas para Sorocaba.
“Nossa região vem atraindo novos investimentos de diversos setores da indústria, o que é positivo para a diversidade do nosso parque industrial e as empresas que aqui estão instaladas também estão fazendo novos investimentos”, disse.
Ele ressaltou, ainda, que a região de Sorocaba destaca-se também pela tecnologia que vem sendo desenvolvida no Parque Tecnológico de Sorocaba e no Centro de Excelência em Tecnologia – CET 4.0, além do trabalho de capacitação promovido pelo Senai e pelo Sebrae.
Expectativa é de aumento
O diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, ressalta, ainda, que a tendência é de aumento dos empregos formais. “As perspectivas de crescimento do PIB do País são maiores do que o previsto no início deste ano e a nossa região está a cada dia recebendo novos investimentos”, destacou.
Para o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o momento na geração de empregos na indústria da cidade é fruto da confiança do setor privado em investir e ampliar seus empreendimentos na cidade. “Sorocaba está apresentando ótimos resultados em diversas áreas”, enfatizou.
“Neste último levantamento do Caged, em especial, teve a indústria como grande gerador de empregos na cidade. Isso mostra que, além de a economia estar aquecida, o município conta com grandes atrativos para investimentos e mão de obra qualificada para atender ao aumento dessa demanda”, salientou.
No Estado de São Paulo o saldo de vagas na indústria de transformação foi de 14.790 novos postos de trabalho, com uma variação de 0,63% em relação ao mês de junho. Os setores que mais contrataram foram Veículos (3.045), Alimentos (2.741) e Máquinas e Equipamentos (1.115).