Para marcar o Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, com o tema “Ferrovias”. O evento, que ocorrerá em 40 municípios, oferece atividades gratuitas para resgatar a memória do sistema ferroviário paulista. Em Sorocaba, a intervenção “Cantando e Contando pelos Trilhos” será no sábado (3), às 14 horas, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana.
Neste ano, a Jornada do Patrimônio destaca a importância das ferrovias, levando programação artística a espaços históricos. A antiga malha ferroviária não é apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural, conectando histórias, vivências e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do Estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Em Sorocaba, dois artistas do grupo Coruja Em Cena se unirão para uma intervenção teatral. Eles darão vida à rica história dos trens e ferrovias no Brasil com uma abordagem divertida e lúdica. O espetáculo, que contará com músicas envolventes, histórias fascinantes e desafios interativos, promete encantar e educar o público. Combinando suas habilidades únicas, os artistas criarão uma experiência cultural vibrante e educativa, imperdível para todas as idades.