Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Evento começa no próximo dia 22 na Estação Ferroviária de Itu e Salto e terá entrada franca

Itu e Salto sediam Mostra de Modelismo Ferroviário

A 2ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Itu e Salto ocorre nos próximos dias 22 e 23, das 9h30 às 17h30, na Estação Ferroviária, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. O evento é organizado pela empresa Trem Republicado e tem o apoio da Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária, da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais.

De acordo com Adonai Filho, diretor da Trem Republicano, o sucesso da primeira edição motivou a segunda. “Nossa região reúne muitos praticantes de modelismo ferroviário, e será um final de semana repleto de atrações”, afirma. Além da exposição de dioramas, maquetes e modelos ferroviários em miniatura, haverá passeios de trem durante ao longo dos dias, de Itu a Salto, com valor promocional de R$ 35, bem como lojas para a venda de material ligados ao hobby e praça de alimentação.

“O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima desculpa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, diz Adonai. O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente.

As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou. Trata-se, ainda, de uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte.

“Os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão”, finaliza.

Foto: Divulgação

Pais de crianças com autismo protestam contra medida de plano de saúde

Estado tem seis das 10 cidades com menores taxas de homicídio do Brasil

Fiscalização de trânsito faz 19 autuações no Jardim Zulmira

Empresário que atirou contra casal é preso

Estreia na Copa América é vista como oportunidade

Amarelinha encara Costa Rica na próxima segunda-feira (24), às 22 horas, nos EUA

Itu e Salto sediam Mostra de Modelismo Ferroviário

Evento começa no próximo dia 22 na Estação Ferroviária de Itu e Salto e terá entrada franca


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!