A Justiça Eleitoral de São Paulo já começou a convocação dos mais de 400 mil mesários que conduzirão a votação em 2 de outubro nas 101.627 seções eleitorais de São Paulo, assim como das pessoas que vão auxiliar os trabalhos nos locais de votação. As convocações têm sido feitas, preferencialmente, por e-mail e aplicativo de mensagens.
Nos casos em que não for possível o contato por meio eletrônico, haverá o envio de correspondência. Os convocados deverão confirmar o recebimento da convocação por meio do site do TRE-SP. A partir do recebimento, o eleitor tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação.
A contestação deve ser feita, mediante requerimento, junto ao juízo eleitoral. O trabalho é obrigatório e a dispensa só se dá em casos excepcionais. Os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores do mesmo local de votação que tenham se voluntariado.
Eleitores com mais de 18 anos e situação eleitoral regular podem inscrever-se para participar das Eleições 2022 como mesários voluntários. Nas eleições municipais de 2020, foram convocados mais de 320 mil mesários e cerca de 185 mil eram voluntários, um percentual de 57%.
Quem trabalha como mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento em emprego público ou privado. O mesário ganha auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
É possível, ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar. A Justiça Eleitoral vai oferecer treinamento aos colaboradores, por meio do aplicativo Mesários, bem como do Manual do Mesário, em que são abordados todos os procedimentos para atuação.