Últimas notícias:

Publicidade Legal com Certificação Digital. “Lei 13.818/2019, que alterou o art. 289, da Lei das S/As. Em vigor desde 1º/01/2022.

Convocações têm ocorrido, preferencialmente, por e-mail e aplicativo de mensagens

Justiça Eleitoral convoca mais de 400 mil mesários

Em Belém, no Pará,  urna eletrônica apresenta problema e é preciso ser trocada (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Justiça Eleitoral de São Paulo já começou a convocação dos mais de 400 mil mesários que conduzirão a votação em 2 de outubro nas 101.627 seções eleitorais de São Paulo, assim como das pessoas que vão auxiliar os trabalhos nos locais de votação. As convocações têm sido feitas, preferencialmente, por e-mail e aplicativo de mensagens.

Nos casos em que não for possível o contato por meio eletrônico, haverá o envio de correspondência. Os convocados deverão confirmar o recebimento da convocação por meio do site do TRE-SP. A partir do recebimento, o eleitor tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação.

A contestação deve ser feita, mediante requerimento, junto ao juízo eleitoral. O trabalho é obrigatório e a dispensa só se dá em casos excepcionais. Os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores do mesmo local de votação que tenham se voluntariado.

Eleitores com mais de 18 anos e situação eleitoral regular podem inscrever-se para participar das Eleições 2022 como mesários voluntários. Nas eleições municipais de 2020, foram convocados mais de 320 mil mesários e cerca de 185 mil eram voluntários, um percentual de 57%.

Quem trabalha como mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento em emprego público ou privado. O mesário ganha auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

É possível, ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar. A Justiça Eleitoral vai oferecer treinamento aos colaboradores, por meio do aplicativo Mesários, bem como do Manual do Mesário, em que são abordados todos os procedimentos para atuação.

Foto: Agência Brasil

Cerca de 400 alunos participam de plantio de mudas de árvores

ETE Pitico opera com capacidade ampliada e estruturada até 2025

ETE Pitico recebe e trata o esgoto gerado nos bairros localizados à esquerda da Avenida Itavuvu e à direita da Avenida Ipanema, na zona norte

Autuações contra balões saltam 135% em SP

Castello-Raposo espera 667 mil veículos no feriado

Movimento começa a ficar intenso nesta quarta-feira (29)

Espetáculos encerram mês no Sesc Sorocaba

Apresentações trazem peças inspiradas em obras de Shakespeare e circo freak-show

A exuberante natureza e roteiros do Vale do Ribeira


Anuncie aqui!

Prencha e entraremos em contato!