O lago do Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté, recebe manutenção preventiva e remoção de plantas aquáticas. Executado pela Prefeitura, o serviço tem previsão de término na primeira quinzena de fevereiro.
“Ao todo, temos mais de 10 profissionais envolvidos na ação de limpeza, além de maquinários para que sejam removidas, o mais rapidamente possível, as plantas aquáticas do lago e evitar novas propagações”, afirma o secretário da Sema, Thiago Santoro.
Paralelamente, equipes no solo e em embarcação, de forma manual, utilizam um bambu preso a uma corda, delimitando a área já limpa e, consequentemente, arrastando a vegetação que será retirada para um ponto do lago que esteja ao alcance da minicarregadeira.
Toda a vegetação removida do lago será corretamente descartada no Aterro de Inertes pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras, em um caminhão com capacidade para até seis metros cúbicos, também utilizado na operação.
Esse foi o mesmo sistema já adotado com sucesso pelo Município para a limpeza nos lagos do Parque das Águas e na Bacia de Contenção do Abaeté, entre setembro e outubro de 2021 e em março e julho de 2022.
“Desta vez, a quantidade de algas tem proporção menor que aquela identificada nas duas últimas ocasiões. Resolvemos fazer esse serviço neste momento, embora seja o período de chuvas, uma vez que a temperatura alta e a umidade facilitam a proliferação dessas plantas”, acrescenta o diretor-geral do Saae, Thiago Suckow.